quinta-feira, 28 de maio de 2015

SAPUI5 - O futuro do Abap ?




Seguindo a tendência do uso de HTML5 e a crescente demanda por sites responsivos que funcionem tanto em desktop, tablets e celulares, a SAP lança o SAPUI5, uma biblioteca de componentes e também um framework MVC client-side. As promessas são muitas e a expectativa é enorme. A nova versão do SAP ERP, batizada de S/4 HANA e divulgada no inicio de 2015, promete revolucionar a forma com que usamos o sistema. Nada de SAPGui e programas ABAP, o acesso será completamente via browser através do SAP Fiori, desenvolvido e suportado pelo SAPUI5 e compatível com diversos dispositivos. Quer um motivo melhor que este para começar estudar?

O que é SAPUI5

Trata-se de um framework mvc escrito em javascript e que por isto roda exclusivamente no navegador. Podemos compará-lo ao AngularJS, Backbone.js entre tantos outros frameworks javascript disponíveis na internet. Uma das características que torna o SAPUI5 diferente da maioria das outras opções é que este possui uma grande gama de componentes gráficos prontos para uso. O site oficial (https://sapui5.netweaver.ondemand.com/sdk/) do projeto possui uma área reservada para demonstração online de cada um dos componentes. Tire um tempo para ver os componentes e as aplicações de demonstração. Se possível acesse a demonstração também de um celular ou tablet para ver a diferença.

Apesar do nome conter a palavra SAP, entenda que este projeto não possui dependência nenhuma com um servidor back-end SAP. É possível utilizarmos o SAPUI5 com qualquer back-end, seja ele Java, .Net, PHP e é claro, Netweaver ABAP. Isto é possível graças à utilização do modelo de troca de informações com o servidor que é baseado em padrões abertos e bastante populares, como XML, JSON e OData.

A SAP inclusive liberou uma versão open-source chamada de OpenUI5. Seu código está disponível no GitHub e seu uso é liberado para clientes e não-clientes SAP. Muito bacana esta iniciativa da SAP, não é mesmo?

SAP Netweaver Gateway

Sempre que ouvir falar em UI5 e back-end SAP, provavelmente será citado o uso do SAP Netweaver Gateway. Este é um produto SAP que oferece ferramentas para expor funções, objetos e informações do SAP ERP em forma de serviços aderentes ao padrão REST e OData, ambos suportados pelo UI5. Então quando precisar obter informações do SAP para montar suas transações e programas em UI5, lembre-se deste componente, você precisará dele para estas atividades.

Então é agora que o ABAP vai morrer?

Esta pergunta surge de tempos em tempos mas a resposta continua sendo não. Por isso se você está começando com ABAP fique tranquilo no que tange a estar aprendendo uma linguagem nova. O ABAP ainda é e será usado. A tendência é apenas que não se use ABAP tanto como hoje para criação da interface com usuário pois o mundo moderno roda no navegador num padrão aberto. Mas que fique claro que a cada dia o ABAP que se aprende hoje se torna mais insuficiente para as futuras demandas.

E se eu não aprender UI5? Quais minhas chances no mercado?

Os ABAPers que ignorarem o UI5 e que irão tentar permanecer atualizados de alguma forma deverão se aprofundar na parte do back end. O que vai envolver bastante estudo também. Trocando em miúdos, você deverá aprender Hana, oData, Gateway, Core Data Services, integração ABAP/Hana e ainda sim… web services e javascript. Não dá para ficar 100% em um dos lados.
O desenvolvedor ABAP típico talvez nem conheça os termos back end e front end apesar de ter estes dois papéis no seu dia a dia. O ABAPer é um desenvolvedor full stack com bons conhecimentos de bancos de dados por natureza. Quem vai contratar desenvolvedores ABAP do futuro não irá esperar menos que isso.
Talvez haja a distinção desenvolvedor front end, back end nas contratações daqui um certo tempo… mas não ignore o fato da maior parte ofertas de trabalho serem de consultorias. Consultorias precisam de pessoas que além de outras coisas, entendam da arquitetura dos sistemas que atuam e construam soluções técnicas em cima das mesmas. Ignorar UI5 significará não ser um consultor-desenvolvedor SAP completo. Assim como ignorar o Hana terá a mesma consequência.

Por onde começo a aprender UI5?

Além da SCN, livros na SAP Press ditos anteriormente e o site oficial do OpenUI5.org, eu recomendo assistir apresentação que fiz no SAP Inside Track São Paulo, no final de 2014. Ela ensina como você hospedar sua aplicação UI5 no GitHub e torná-la pública.
Claro, você precisará de um ambiente de desenvolvimento. Felizmente para montar ele no mundo de desenvolvimento Web é necessário ter uma IDE qualquer (recomendo o Sublime Text ou Eclipse) e um servidor Web (Tomcat, MAMP, Node/Grunt, etc). Ou apenas você pode usar sites como o JSBin ou JSFiddle para começar a brincar com UI5.
Bons estudos! Não deixe de comentar!


Fonte: Abap101 e guia do codigo.

Nenhum comentário: